-
Arquitetos: Energiehaus Arquitectos
- Área: 213 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pol Viladoms
-
Fabricantes: BASF, Baetulenn , ComCal, Crevin, Defango , Defcon8, Defcon8, Ecoclay, Ejot, Finsa, Georenova - ver: Pichler, Georenova - ver: Pichler, Grau i Grau , Grau i Grau , Griesser, Gutex, Hoppe, Inbiot, Inbiot, KEIM, +39
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma remodelação demonstrativa EnerPhit de um edificio do inicio do século XX, localizado na malha urbana da cidade de Barcelona. As soluções energéticas ficam à vista para que os promotores e técnicos do setor possam vê-las, durante as visitas abertas ao público. O edificio ShowPass consiste numa remodelação de eficiencia energética com uma abordagem mais ampla: propõe-se demonstrar e divulgar a viabilidade da remodelação EnerPhit no Mediterrâneo como padrão de referência para mitigar os efeitos das alterações climáticas e, ao mesmo tempo, garantir aos usuários um alto nivel de conforto e saúde.
A renovação energética tem sido realizada sob o protocolo EnerPHit-Step by Step, em duas fases. Primeiramente, foram realizados trabalhos no envoltório térmico do edifício e na reforma do térreo e do primeiro pavimento. O programa do térreo é distribuído em 2 áreas: uma ampla e aberta, com luz natural e possibilidade de ventilação cruzada, para os usos comuns (sala de estar, sala de jantar, cozinha) em conexão com o pátio traseiro, e outra estreita e compacta onde estão localizadas as comunicações verticais, serviços e salas técnicas. Esta concentração de passagens verticais facilita a distribuição do primeiro andar, onde os 3 dormitórios estão localizados em contato com a luz externa e natural, e a habitação do segundo andar, que será construída no futuro.
Uma grande variedade de materiais de baixo impacto ecológico tem sido utilizada para demonstrar e difundir a viabilidade de tecnologias que permitam a descarbonização de nosso edifícios. Na fachada, optou-se pelo isolamento térmico com silicato de cálcio no interior, para respeitar a fachada original, e também para controlar a umidade por capilaridade do subsolo. Por outro lado, na fachada ventilada do pátio, foi instalado um isolamento de lã de vidro ignífugo e, no seu interior, um isolamento de algodão reciclado. O anexo é isolado com painéis de fibra de madeira e placas de argila para controle passivo de umidade no verão. No andar térreo, são instaladas placas de lã de rocha de alta densidade com 10 cm de espessura. Para vedar acusticamente e termicamente as juntas de construção do edifício, utilizou-se lã de ovelha de um fabricante local e fitas isolantes com selo ambiental de baixa emissão. Além disso, foi instalada uma unidade de recuperação de calor da água do chuveiro para reduzir o consumo elétrico de DHW, que é o que mais contribui para as emissões de CO2 em uma casa passiva.
Quanto ao sistema ativo, foi instalado um sistema aerotérmico com evaporador passivo, eliminando assim o consumo elétrico do ventilador no dispositivo externo, e uma máquina compacta com recirculação integrada. De acordo com os cálculos do software PHPP, o edifício ShowPass contribui com uma redução final de 77% de suas emissões de gases de efeito estufa. Da mesma forma, os usuários desfrutam de consumo de energia quase zero com alto conforto no centro da cidade.